Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Covid-19: Governo cria quatro novas linhas de crédito para apoiar empresas. Indústria recebe 1.300 milhões

Por a 18 de Março de 2020 as 14:57

producao_industrialO Governo anunciou esta quarta-feira quatro novas linhas de crédito, num montante de três mil milhões de euros, para apoio à liquidez das empresas, principalmente das pequenas e médias empresas, de forma a mitigar os efeitos da atual crise de saúde pública devido ao surto do Covid-19. 

Estes novos incentivos acrescem à linha de crédito criada na última semana no montante de 200 milhões de euros, para apoiar as empresas em geral, dos vários setores da economia.

As novas linhas de crédito anunciadas esta manhã destinam-se especificamente aos setores de restauração e similares, turismo e indústria.

A maior fatia do montante de três mil milhões de euros será canalizada para as indústrias têxtil, de vestuário, calçado, indústrias extrativas (rochas ornamentais) e da fileira da madeira e cortiça, num total de 1.300 milhões de euros, dos quais 400 milhões de euros aplicam-se apenas a micro e pequenas empresas destas áreas.

Para a restauração e similares serão dispensados um total de 600 milhões de euros, dos quais 270 milhões de euros cingem-se concretamente às micro e pequenas empresas.

Quanto ao turismo, foram criadas duas linhas. Uma para as agências de viagens, animação, organização de eventos e similares, num total de 200 milhões de euros, dos quais 75 milhões para micro e pequenas empresas. A segunda destina-se aos subsetores relacionados com empreendimentos e alojamentos e corresponde a 900 milhões de euros, dos quais 300 milhões de euros para micro e pequenos negócios.

As novas linhas de crédito são disponibilizadas através das instituições bancárias e garantidas pelo Estado e já foram notificadas à Comissão Europeia. Têm um período de carência até ao final do ano e podem ser amortizadas em quatro anos, como explicou esta manhã o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, durante a comunicação das novas linhas de crédito.

O Governo avançou ainda que a anterior linha de crédito de 200 milhões de euros, para as empresas em geral, já está disponível e as suas condições de acesso serão atualizadas.

Até ao momento os estímulos para mitigar os efeitos do surto do coronavírus,  anunciados pelos Governo, abrangendo empresas e trabalhadores independentes, ascendem a perto dos 9.200 milhões de euros.

O Governo refere ainda, em comunicado, que se encontra “em estreita ligação com a Confederação do Comércio e Serviços e as associações do setor para assegurar que essas medidas sejam tempestivas e adequadas às suas realidades”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *