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Logística

Luís Simões contrata Raúl Tijero Vallejo para dirigir logística no centro de Espanha

A Luís Simões anunciou a contratação de Raúl Tijero Vallejo como diretor regional de Logística da zona centro de Espanha

Rita Gonçalves
Logística

Luís Simões contrata Raúl Tijero Vallejo para dirigir logística no centro de Espanha

A Luís Simões anunciou a contratação de Raúl Tijero Vallejo como diretor regional de Logística da zona centro de Espanha

Rita Gonçalves
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LSA Luís Simões anunciou a contratação de Raúl Tijero Vallejo como diretor regional de Logística da zona centro de Espanha.

Tijero Vallejo tem mais de 20 anos de experiência no setor. É formado em Ciências Empresariais pela Universidade de Valladolid e mestre em Supply Chain Management pelo ICIL.

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“Tijero chega à Luís Simões para reforçar a gestão dos centros de operações logísticas desta região ibérica. Tem sob a sua responsabilidade mais de 200 mil metros quadrados de operações logísticas, 8.500 metros quadrados de área de copacking e a gestão de mais de 320 mil paletes”, revela um comunicado da Luís Simões.

“Os centros de operações logísticas estão localizados essencialmente no Corredor de Henares, zona estratégica para o setor de logística e industrial em Espanha, e contam com as mais recentes tecnologias em termos de automação, capacidade de armazenamento e sustentabilidade”, acrescenta o documento.

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Logística

Jungheinrich volta a receber o certificado de sustentabilidade EcoVadis Platinum

Pelo quarto ano consecutivo, a multinacional alemã de soluções para o setor da intralogística recebeu o EcoVadis Platinum e congratula-se por integrar “o 1% das empresas mais sustentáveis do mundo”.

A Agência Internacional de Classificação de RSC – EcoVadis, voltou a atribuir à Jungheinrich, especialista em soluções de intralogística e automação, um certificado de platina por responsabilidade corporativa em matéria de sustentabilidade. O prémio, entregue pela quarta vez consecutiva, “reconhece o excelente compromisso da Jungheinrich com o ambiente, os direitos laborais e humanos, a ética e as compras sustentáveis”, congratula-se a empresa de origem alemã.

“A certificação de platina confirma o nosso compromisso consistente com a sustentabilidade. Temos uma responsabilidade corporativa e pessoal de deixar um mundo que valha a pena viver para as gerações futuras. Para nós, é algo natural cumprir esta responsabilidade”, explica Lars Brzoska, presidente do Conselho de Administração da Jungheinrich AG.

A EcoVadis voltou a destacar o desempenho da Jungheinrich na proteção ambiental. Em particular, a empresa expandiu mais as suas medidas de proteção climática no ano passado e criou mais transparência em relação às emissões dos seus veículos, ao calcular a Pegada de Carbono do Produto de diversas séries de equipamentos. Esta análise fornece informações sobre as emissões de CO2e dos equipamentos ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a extração de recursos, produção, transporte e utilização até à eliminação.

Em 2024, a Jungheinrich tornou-se o primeiro fornecedor de intralogística a aderir à Initiative for Responsible Mining Assurance (IRMA), que envolve múltiplas partes interessadas e está comprometida com uma mineração mais social e amiga do ambiente. “Como parte da sua estratégia de iões de lítio, a Jungheinrich está particularmente focada em promover a mineração sustentável de lítio. A adesão a esta iniciativa reforça o compromisso da empresa com uma maior transparência e segurança na aquisição de recursos”, assegura a mutinacional.

A EcoVadis é considerada uma das principais instituições mundiais em avaliação de responsabilidade corporativa. Analisa a gestão da sustentabilidade de mais de 150 mil empresas em todo o mundo em termos de ambiente, direitos laborais e humanos, ética e compras sustentáveis.

Com mais de 70 anos de história, a Jungheinrich está entre as principais empresas mundiais, no transporte e movimentação de cargas em armazém, tecnologia de armazenagem e de fluxo de materiais. Com mais de 20 mil colaboradores a nível global, o Grupo detém 42 filiais próprias e serviços por todo o mundo e uma rede de 11 locais de produção. Está presente em Portugal há 27 anos, atualmente com mais de 100 colaboradores, e tem a sua sede em Mem Martins (Lisboa) e uma delegação Norte a funcionar na Maia.

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Logística

Grupo STEF com volume de negócios de 4,8 mil milhões de euros em 2024

A contribuição das empresas adquiridas em 2024 impulsionou o forte crescimento das atividades internacionais, anunciou a empresa.

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O volume de negócios acumulado para 2024 ascendeu a 4.800.8 milhões de euros, em comparação com 4.442.1 milhões de euros em 2023. O resultado representou um aumento de 8,1% (+2,8% em termos comparáveis). Segundo a multinacional de origem francesa, a contribuição das empresas adquiridas em 2024 “impulsionou o forte crescimento das atividades internacionais”, enquanto o abrandamento do consumo alimentar na Europa “impactou o volume de negócios no quarto trimestre”.

O Grupo STEF, empresa de serviços de transporte e logística de produtos alimentares sob temperatura controlada, registou ainda um aumento de 8,8% no volume de negócios do quarto trimestre de 2024, com um crescimento de 3,4%, em termos comparáveis, “num contexto económico desafiante”.

Em França, as atividades GMS (Grande Distribuição Moderna), Food Service e Cadeia de Abastecimento de Produtos Frescos continuam a apresentar um bom desempenho, impulsionado pela conquista de novos contratos. “A atividade Food Service pode agora beneficiar da sua densa rede de instalações distribuídas por todo o território francês”, assinala o grupo.

Em Portugal e Espanha, o grupo revela que registou desempenhos sólidos graças a uma evolução positiva do consumo alimentar e a um desenvolvimento comercial sustentado. Já em Itália, a contração do mercado “resultou numa desaceleração significativa das atividades, impactadas por dificuldades operacionais”, enquanto no Reino Unido, e dentro de um contexto de tendência negativa, o volume de negócios foi impulsionado pela integração das atividades da Long Lane Deliveries, uma empresa escocesa adquirida em agosto de 2024.

Na Suíça o Grupo STEF registou “um bom desempenho” graças a um crescimento comercial sustentado e a um efeito cambial positivo, na Bélgica, as atividades crescem, beneficiando dos efeitos de perímetro associados às aquisições das empresas TransWest e TDL Fresh Logistics e nos Países Baixos “prosseguem o seu processo de integração de forma exemplar”, embora o abrandamento dos fluxos internacionais “tenha gerado alguns impactos”.

 

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Logística

Nacex aumenta os seus envios através de pontos de conveniência

A empresa de distribuição expresso da Logista, revela que movimentou mais de 55% dos envios através da Nacex.shop

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Nesta linha, em 2024, a Nacex, empresa de distribuição expresso da Logista, movimentou mais de 55% dos envios através da sua rede de pontos de conveniência, Nacex.shop. “Impulsionadas pela necessidade de avançar para um e-commerce mais sustentável, conveniente e flexível, as entregas Out of Home (OOH) são uma das maiores tendências na última milha”, define a empresa.
Especificamente, no ano passado, mais de 47% dos destinatários escolheram recolher as suas compras online num ponto Nacex.shop como primeira opção de entrega, e as devoluções por esta via cresceram 53%. “Além disso, o aumento foi ainda mais significativo durante as campanhas críticas como a Black Friday e o Natal, com mais 83,82% de envios em relação ao ano anterior”, complementa.
A rede é composta por mais de 4.000 pontos de conveniência e cacifos, mais 30% do que em 2023, com a empresa a apostar também numa ampla cobertura em Portugal e Espanha e um horário de funcionamento alargado, “em muitos casos mesmo aos fins de semana, que garante uma maior flexibilidade”.
“Tal como mostram estes números, os consumidores confiam cada vez mais nesta opção, em alternativa à entrega ao domicílio, para recolher e devolver as suas compras online. Esta é uma tendência, que tem um impacto positivo no ambiente e reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade na nossa atividade. Estamos confiantes de que este método se manterá no futuro, e, por isso, continuaremos a trabalhar para expandir a nossa rede,” define Xavier Calvo, diretor de Desenvolvimento de Negócio da Nacex.

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Logística

Still fornece equipamentos para novo Centro de Distribuição Nacional da Leroy Merlin

A Still foi escolhida para o fornecimento de 140 equipamentos de movimentação de cargas e soluções de intralogística para o novo Centro de Distribuição Nacional da Leroy Merlin, em Castanheira do Ribatejo.

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No âmbito do recente investimento no novo Centro de Distribuição Nacional (CDN) da Leroy Merlin, localizado em Castanheira do Ribatejo, a Still foi a empresa escolhida para o fornecimento de 140 equipamentos de movimentação de cargas e soluções de intralogística. Esta aposta visa reforçar a parceria estratégica iniciada em 2018 entre as duas empresas em Portugal.

O CDN, inaugurado a 3 de dezembro de 2024, representa um investimento global de cerca de 120 milhões de euros e assume-se como o maior centro logístico do país, com uma área total de 105.500 m² e uma estrutura composta por dez células operacionais especializadas. O novo centro centraliza toda a operação logística da Leroy Merlin em Portugal, permitindo a criação de 400 empregos diretos em Castanheira do Ribatejo.

A Still foi selecionada para fornecer equipamentos modernos que contribuem para o aumento da eficiência e sustentabilidade da operação logística da Leroy Merlin. O contrato de aluguer de longa duração com a Leroy Merlin foi considerado uma grande oportunidade de crescimento para a Still, perspectivando-se um aumento da visibilidade da marca e um reforço da posição da empresa no mercado.

Carlos Gonçalves, key account manager da Still Portugal

Carlos Gonçalves, key account manager da Still Portugal, afirma em comunicado que, com este contrato, a Still “ganha maior exposição em clientes de relevo no setor, fortalece a sua imagem ao associar-se a uma marca reconhecida como é a Leroy Merlin e cria novas oportunidades de venda de produtos Still no mercado.” A parceria, que iniciou em 2018, tem evoluído de forma significativa, com a Still a fornecer soluções de intralogística e equipamentos de movimentação de cargas para as lojas e centros de distribuição da Leroy Merlin.

No novo centro, estão em operação 140 equipamentos, incluindo porta-paletes elétricos, order pickers, retrácteis, trilaterais e empilhadores frontais. A Still sublinha que fornece baterias de iões de lítio e de chumbo, conforme a análise de aplicação do cliente. Para garantir a máxima segurança e eficiência nas operações, os equipamentos contam com dispositivos como cintos de segurança, faróis e blue spots, bem como câmaras nos garfos para visualização da carga em altura.

Carlos Gonçalves destaca ainda que “uma frota nova e com tecnologia inovadora permite uma grande otimização de movimentação de cargas e melhoria na capacidade logística da Leroy Merlin”, e sublinha que, no futuro, a implementação de tecnologias avançadas, como a automação, permitirá uma operação ainda mais eficiente e precisa.

José Miranda, diretor de Supply Chain e Delivery da Leroy Merlin

A parceria entre as duas empresas está baseada em três pilares principais: inovação tecnológica, sustentabilidade e eficiência operacional. José Miranda, diretor de Supply Chain e Delivery da Leroy Merlin, refere que “um investimento como o CDN exige ter do nosso lado os parceiros certos, e é aqui que entra a Still. Não podíamos estar mais satisfeitos por poder contar com a Still no equipamento do nosso novo Centro de Distribuição Nacional, pois a dimensão e a complexidade deste investimento exigem soluções logísticas de excelência.”.

 

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Logística

InPost inova no fabrico de lockers para avançar para a descarbonização

A empresa de entregas não domiciliárias associou-se à ArcelorMittal para começar a utilizar o aço XCarb na produção dos seus lockers e atingir os seus objetivos de neutralidade de carbono para 2030.

Hipersuper

A InPost anunciou uma evolução na estrutura e no fabrico dos seus lockers, os cacifos inteligentes que permitem aos utilizadores receber as suas compras online fora de casa, a qualquer hora do dia ou da noite.

Em parceria com a ArcelorMittal, a principal empresa siderúrgica do mundo, a empresa tecnológica especializada nas entregas não domiciliárias, está agora a produzir os seus lockers utilizando o XCarb, um aço fabricado a partir de materiais reciclados que utiliza energia inteiramente proveniente de fontes renováveis. Como resultado, o fabrico deste aço gera menos 64% de emissões de CO2 do que as alternativas tradicionais, de acordo com os dados oficiais do fabricante.

“A nossa aposta no XCarb como material para fabricar os Lockers é mais um passo no nosso objetivo de tornar a InPost uma empresa neutra em carbono até 2040”, explicou a propósito o CEO Espanha e Portugal do Grupo InPost. Marc Vicente acrescentou que, juntamente com outras medidas que a empresa está a tomar nos seus escritórios e armazéns, bem como na configuração das rotas de entrega e em tudo o que diz respeito às operações em geral, “queremos continuar a evoluir e a contribuir para redução das emissões de carbono”

O anúncio da InPost surge no âmbito do Dia Mundial da Redução das Emissões de CO2, que se celebra todos os anos a 28 de janeiro, para sensibilizar a sociedade para a necessidade de trabalhar, cada um na sua área e dentro das suas possibilidades e capacidades, para reduzir as emissões poluentes, que a ciência associa diretamente ao aquecimento global e às alterações climáticas.

Neste sentido, a InPost tem implementado um conjunto de medidas que vão desde a otimização das rotas de entrega para realizar menos viagens até à eletrificação progressiva da sua frota de veículos ou à eliminação de etiquetas nas devoluções de encomendas.

A empresa tem uma estratégia de descarbonização alinhada com o Acordo de Paris e é signatária do The Climate Pledge, que exige que meça e comunique regularmente as suas emissões de gases com efeito de estufa, introduza alterações comerciais e inovações tangíveis para melhorar a sua eficiência, se comprometa com energias renováveis e reduza a utilização de materiais não sustentáveis, entre outras medidas.

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ESG

Empack e Logistics & Automation 2025 vai reunir mais de 70 players no Porto

A Empack e Logistics & Automation Porto 2025 vai dar a conhecer as inovações em embalagens sustentáveis, logística e automação.

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O certame vai reunir na Exponor, em Matosinhos, a 9 e 10 de abril, mais de 70 players nacionais representativos da fileira. “Embalagens ambientalmente sustentáveis – produzidas com cada vez mais materiais ecológicos -, inteligentes, focadas na experiência do consumidor e com acabamentos impactantes são tendências crescentes e imparáveis no setor”, destaca a organização da  Empack e Logistics & Automation Porto 2025, que vai ocupar o pavilhão 6 da Exponor.

“O esforço organizativo da 9ª edição está já em marcha, com a certeza de que as configurações da embalagem e da logística do futuro ganham contornos – e montra – no evento, uma mostra de eleição de materiais, produtos, equipamento e tecnologia variada, bem como serviços de toda a supply chain da fileira”, acrescenta a organização.

Para a edição deste ano, está a incrementar o número de expositores – “mais de 70 na última edição (número que a presente edição já praticamente alcançou)”, e o índice de visitação. Em 2024 foram mais de três mil os decisores e profissionais – líderes da indústria, CEO, diretores de logística e embalagem, e também gestores – a visitar o certame, refere a organização. “Os consumidores de todo o circuito logístico estão mais exigentes, e não apenas nos domínios dos prazos de entrega, rastreabilidade, disponibilidade e até sustentabilidade. Fatores críticos na logística que têm vindo a criar desafios extra aos operadores do setor e a obrigar a melhorias nas cadeias de abastecimento”, sublinha Oscar Barranco, Managing Director da Easyfaris Iberia.

Para esta edição, a organização delineou pequenas visitas guiadas (Innovation Tours) para que os visitantes tenham oportunidade de conhecer as principais inovações dos expositores. O programa de debates e conferências, com foco no crescimento do setor, complementa a exposição com dois espaços por onde passarão a partilha de conhecimento, experiências e casos de estudo, graças ao contributo de vários especialistas e players setoriais. Um dos momentos será, por exemplo, uma jornada sobre a logística no contexto da indústria têxtil do futuro, com a colaboração da APLOG (Associação Portuguesa de Logística).

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Logística

Carlos Rodrigues é o novo diretor de Customer Service da STEF Portugal

A STEF anuncia a nomeação de Carlos Rodrigues como diretor de Customer Service e membro da Comissão Executiva da STEF Portugal.

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Com uma experiência de mais de 35 anos em gestão de equipas comerciais e de “Customer Care” em multinacionais de renome, Carlos Rodrigues assume agora o desafio de reforçar a proximidade com os clientes e melhorar os processos internos da STEF. “Estou entusiasmado com a oportunidade de integrar a equipa da STEF e contribuir para consolidar a nossa posição como referência na qualidade de serviço no setor da logística de produtos alimentares sob temperatura controlada. Conto com a colaboração de todos para implementar novos modelos de gestão de clientes que vão contribuir para impulsionar o nosso crescimento”, afirma o novo diretor de Customer Service, em comunicado.

A nomeação é vista como um passo estratégico para fortalecer a relação com os clientes e impulsionar o crescimento da empresa. “A experiência do Carlos Rodrigues no mercado B2B, aliada à sua visão focada em inovação e serviço ao cliente, será crucial para consolidar a STEF como líder no setor”, destaca Mickael Tomas, diretor-geral da STEF Portugal.

Formado em Engenharia Eletrotécnica, Telecomunicações e Eletrónica pelo Instituto Superior Técnico (IST), e fluente em cinco línguas (português, alemão, inglês, francês e espanhol), ao longo da sua carreira, passou por empresas como a Siemens Portugal, a Vodafone e a ADENE – Agência para a Energia, com uma experiência internacional de três anos na Alemanha e em Espanha, onde liderou o desenvolvimento de negócios para a Península Ibérica.

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Logística

Dachser e JAC Motors Iberia reforçam estratégia para uma mobilidade sustentável

As novas unidades, fabricadas pela JAC Motors, destacam-se pela sua autonomia real de 230 quilómetros.

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O fornecedor logístico Dachser e o fabricante de veículos JAC Motors Iberia apresentaram oficialmente, em Madrid, os cinco novos camiões elétricos de 7,5 toneladas que se vão juntar à frota da Dachser para a distribuição de última milha na capital espanhola. Os camiões JAC serão utilizados na área de entrega sem emissões da Dachser em Madrid.

As novas unidades, fabricadas pela JAC Motors, destacam-se pela sua autonomia real de 230 quilómetros. Estes camiões realizarão entregas e recolhas diárias a partir dos armazéns centrais da Dachser em Coslada até às zonas mais centrais de Madrid. Esta solução não só melhora a qualidade do ar, como também reduz a poluição sonora na cidade, sublinha a Dachser que lembra o compromisso da empresa alemã com a sustentabilidade e a sua posição como líder em logística responsável, marcando um novo marco no caminho para um futuro mais limpo e eficiente.

“Estamos plenamente convencidos de que as entregas urbanas sem emissões que realizamos têm um impacto significativo na redução das emissões de CO2, na melhoria da qualidade do ar e na diminuição da poluição sonora causada pelo tráfego rodoviário. Por cada camião elétrico que adicionamos à nossa frota, avançamos de forma concreta rumo a um futuro mais sustentável. O nosso objetivo é continuar a incorporar estes veículos na Dachser Iberia e restante Europa nos próximos anos.”, destaca Celestino Silva, CEO da Dachser Iberia.

“A descarbonização do transporte de mercadorias deve ser uma prioridade para a preservação do planeta. Na JAC Motors Iberia, saudamos iniciativas de empresas como a Dachser, que dão passos concretos em direção a um transporte mais limpo. No entanto, este é apenas o início de um caminho que necessita de um maior compromisso governamental e políticas claras para uma transição bem-sucedida. As empresas, independentemente da sua dimensão, devem assumir a sua responsabilidade e assumir o papel de agentes de mudança.”, acrescenta Marc Oliva, CEO da JAC Motors Iberia.

Por sua vez, Luis Miguel Torres, Diretor-Geral de Transportes e Mobilidade da Comunidade de Madrid, afirma: “A Comunidade de Madrid promove a mobilidade sustentável através do incentivo ao uso de veículos elétricos, instalação de pontos de carregamento e descarbonização. Procuramos um transporte eficiente, inclusivo e respeitador do meio ambiente, simplificando processos e regulando operadores-chave.”

“Esta iniciativa não só reflete uma liderança empresarial responsável, como também um exemplo claro de como as empresas podem ser agentes de mudança na luta contra as alterações climáticas.”, enalteceu Sonia Murillo Martín, Vereadora Delegada de Transição Ecológica, Mobilidade e Transportes de Coslada, também presente no evento.

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Logística

Grupo InPost movimentou 322,1 milhões de encomendas no 4º trimestre de 2024

A rede de locais de entrega do Grupo expandiu-se para mais de 82 mil pontos, com os lockers a representarem 57% destes locais.

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O número total de encomendas processado pelo Grupo InPost em 2024 ultrapassou mil milhões, tendo, no dia de pico mais movimentado, sido processadas quase 14 milhões de encomendas na Europa. A multinacional de soluções logísticas para o setor do comércio eletrónico, informa ainda que atingiu volumes recorde no quarto trimestre de 2024: durante a época alta, movimentou um total de 322,1 milhões de encomendas, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

A InPost associa o sucesso do último trimestre a vários marcos nos países que compõem a rede na Europa. Portugal e Espanha “expandiram consideravelmente a sua rede de pontos pack ao longo do ano”, indica, revelando que no final do quarto trimestre de 2024, ambos os países tinham 2.004 lockers e 9.971 pontos pack em funcionamento, totalizando mais de 11.900 locais entre os dois países.

Na Polónia, a InPost registou um aumento contínuo da procura de lockers e de serviços de entrega ao domicílio, “atingindo volumes recorde de 209,9 milhões de encomendas, um aumento de 20% em relação ao ano anterior”, refere a empresa, acrescentado que, ao mesmo tempo, os marketplaces nacionais e internacionais também contribuíram positivamente. Os volumes foram ainda impulsionados pela garantia de entrega antes do Natal e por outros indicadores-chave de elevada qualidade logística.

No Reino Unido, a InPost entregou 27,2 milhões de encomendas no quarto trimestre de 2024, o que representou um aumento de 58% em relação a 2023. “Este forte crescimento trimestral do volume foi possível graças à melhoria das operações logísticas e a uma expansão significativa da rede”, explica a empresa.

A rede de locais de entrega do Grupo continuou a expandir-se para mais de 82 mil locais, com os lockers a representarem 57% destes locais. “A empresa manteve a sua posição de número 1 em termos de rede de lockers na Polónia, França e Reino Unido. Em Portugal, Espanha e Itália o número de lockers duplicou, aumentando significativamente a sua visibilidade e presença no mercado”, assegura.

Rafał Brzoska, diretor executivo afirma que “2024 foi outro ano marcante para o Grupo InPost”, excedendo as expectativas “desde o início do ano em todos os nossos mercados”. “Estabelecemos novos recordes tanto em termos de volumes entregues como de expansão da nossa rede. Pela primeira vez, o nosso volume total ultrapassou mil milhões de encomendas e a instalação de APMs ultrapassou as 11 mil unidades”, acrescentou.

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Logística

ID Logistics aposta em soluções de IA que otimizam as operações

Ao Hipersuper, Vitória Nunes, diretora UN da ID Logistics Portugal, destacou o empenho “em alcançar o equilíbrio ideal entre qualidade e custos, com o objetivo de maximizar a eficiência operacional”.

A ID Logistics refere a digitalização, a sustentabilidade e o desenvolvimento de talentos como fatores centrais da estratégia presente e futura, que tem como foco a expansão da base de clientes.
A empresa aponta como um dos maiores desafios, “acompanhar os clientes na sua constante procura de competitividade”, num mercado onde os consumidores querem uma maior personalização e prazos de entrega cada vez mais curtos.  A empresa responde com uma aposta num serviço de elevada qualidade, sem aumentar os custos. Para o conseguir, está a otimizar os processos operacionais com o foco na oferta de uma maior flexibilidade e capacidade de adaptação.
A empresa está focada também na atração e retenção de talento, que define como “o seu recurso mais valioso” e que vai priorizar este ano. “Ao mesmo tempo, assume o compromisso de promover ativamente o bem-estar dos seus colaboradores através de iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida no local de trabalho”, refere num comunicado.

Soluções de IA e equipas especializadas
No campo da digitalização, apresentada como um dos motores da estratégia em 2025, a empresa está a implementar tecnologias que otimizam as operações, desde a gestão de inventários até ao transporte de mercadorias. E vai manter, este ano, o investimento no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial que permitam melhorar a eficiência das operações.
“Investimos significativamente em automação e análise de dados para melhorar os fluxos logísticos, reduzir desperdícios e aumentar a produtividade das nossas equipas”; revela ao Hipersuper Vitória Nunes, diretora UN da ID Logistics Portugal.
Outro dos desafios que a ID Logistics encara este ano é a necessidade de garantir o sucesso dos numerosos arranques operacionais que está a realizar. Para tal, está a investir em equipas especializadas “que gerem estes arranques de forma eficiente, minimizando os riscos e assegurando que cada novo projeto é perfeitamente integrado nas operações existentes”, exemplifica.
No campo da sustentabilidade, um dos projetos implementados é a otimização das rotas de transporte, que permite reduzir as emissões de CO2 e contribuir para a luta contra as alterações climáticas. “Queremos melhorar ainda mais a triagem dos resíduos através do nosso programa IDeLiver. O nosso objetivo é reciclar 85% dos resíduos próprios”, avança Vitória Nunes ao Hipersuper.
A multinacional quer expandir a sua base de clientes em 2025, oferecer uma gama mais ampla de serviços e não descarta a aquisição estratégica de empresas que complementem a sua oferta atual.

“Estamos sempre atentos a oportunidades que possam complementar a nossa oferta de serviços e reforçar a nossa posição no mercado”, afirma Vitória  Nunes

“A transparência é um dos nossos valores fundamentais”
Em entrevista ao Hipersuper, Vitória Nunes, diretora UN da ID Logistics Portugal, detalha o investimento em digitalização, em projetos que visam uma operação mais sustentável e em “processos inovadores que permitem otimizar os nossos resultados”.

A empresa destaca o empenho em “oferecer um serviço da mais elevada qualidade, sem aumentar os custos”. Na prática, como o vão conseguir?
Estamos constantemente empenhados em alcançar o equilíbrio ideal entre qualidade e custos, com o objetivo de maximizar a eficiência operacional. Para isso, apostamos na implementação de tecnologias e processos inovadores que permitem otimizar os nossos resultados.
Investimos significativamente em automação e análise de dados para melhorar os fluxos logísticos, reduzir desperdícios e aumentar a produtividade das nossas equipas. Estes esforços asseguram a entrega de valor aos nossos clientes, minimizando a necessidade de transferir custos adicionais.
A transparência é um dos nossos valores fundamentais. Na eventualidade de ser necessário ajustar custos para garantir a qualidade prometida, abordaremos esta questão de forma aberta, clara e sempre em colaboração com os nossos parceiros e clientes.

No campo da digitalização, que soluções de inteligência artificial estão a desenvolver para otimizar as operações?
Utilizamos ferramentas avançadas de gestão de inventários que permitem prever a procura com precisão e reduzir desperdícios. Paralelamente, implementamos sistemas inteligentes de otimização de rotas, que contribuem para reduzir o tempo de entrega e as emissões de CO₂, promovendo operações mais sustentáveis.
Estamos também a desenvolver tecnologias de machine learning capazes de analisar grandes volumes de dados operacionais em tempo real. Estas tecnologias identificam padrões que ajudam a aumentar a produtividade e a minimizar falhas nos processos. Estas soluções permitem ainda oferecer serviços mais personalizados, ajustados às necessidades específicas de cada cliente.

Sendo a sustentabilidade apresentada como um dos pilares do futuro, que projetos preveem implementar em 2025?
Queremos melhorar ainda mais a triagem dos resíduos através do nosso programa IDeLiver. O nosso objetivo é reciclar 85% dos resíduos próprios. Como exemplo disso, vamos continuar a apostar na substituição de bolsas de ar de plástico por desperdício de cartão, que se tem traduzido numa grande redução de plástico (4,2 toneladas em 2024). Tudo isto é possível através da sensibilidade dos nossos colaboradores e da regularidade das auditorias que efetuamos para comprovar a eficiência das iniciativas de sustentabilidade que estamos a implementar. Além disso, vamos continuar a monitorizar os custos de energia no nosso centro logístico da Azambuja através dos sistemas inovadores de monitorização que já implementámos.

A ID Logistics avança que não descarta a aquisição estratégica de empresas que complementem a sua oferta atual. Está já projetada para este ano alguma aquisição?
Estamos sempre atentos a oportunidades que possam complementar a nossa oferta de serviços e reforçar a nossa posição no mercado. Neste momento, não podemos divulgar informações sobre possíveis negociações ou projetos em desenvolvimento. No entanto, podemos assegurar que qualquer decisão relacionada com aquisições será cuidadosamente analisada, de forma a consolidar a nossa presença no mercado, e a trazer valor tanto para os nossos clientes, como para os nossos colaboradores. Qualquer decisão estratégica será comunicada de forma transparente e no momento oportuno.

A ID Logistics é um grupo internacional de logística contratual criado em  2001, que gere cerca de 400 centros em 18 países e uma carteira de clientes equilibrada nos setores da distribuição, indústria, healthcare e e-commerce. Tem 38 mil colaboradores e gerou receitas de 2.750 milhões de euros em 2023.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

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