Distribuidora de bebidas Garcias dá mais um passo na estratégia de transformação digital
A distribuidora de vinhos e bebidas espirituosas Garcias está a capacitar-se para responder aos desafios da era digital. Depois de ter investido na digitalização ao nível da gestão de armazéns, […]

Ana Catarina Monteiro
Lidl Portugal inaugura o Lidlab, o primeiro Centro de Inovação e Cooperação do retalhista a nível mundial
Oliveira da Serra lança garrafa sem rótulo
Vinho do Porto está em destaque no Port Wine Experience
Salutem e A Tarte lançam Tarte de Granola com base de tortitas
Verlingue reforça presença no retalho com parceria estratégica com a Unimark e a rede Aqui é Fresco
Essência de Ventozelo Branco 2019 chega ao mercado
Ifthenpay registou crescimento de 27% e um volume de negócios de 7,1 M€ em 2024
Água de Luso é a marca líder em “Água lisa” no RepScore e vence “Marca de Confiança 2025” nas Águas de Mesa
Quatro vinhos da Adega Cooperativa Regional de Monção entre os melhores do mundo
Campanha Um Sonho de Natal da Auchan e Make-A-Wish atinge marca histórica
A distribuidora de vinhos e bebidas espirituosas Garcias está a capacitar-se para responder aos desafios da era digital. Depois de ter investido na digitalização ao nível da gestão de armazéns, da mobilidade dos colaboradores e da analítica, a empresa acaba de adotar o sistema POS (Point of Sale) “Tlim” da empresa de software Primavera, de forma a automatizar os processos das suas lojas “cash and carry”. A implementação de todos os projetos esteve a cargo da tecnológica portuguesa Inovflow.
O software Tlim proporciona à Garcias uma gestão e controlo global dos seus cinco espaços “cash & carry”, ao mesmo tempo que os torna “mais autónomos e eficientes” concedendo “sincronizações diárias para manter atualizada a informação financeira e logística de e para a sede”. A integração da solução teve a duração de três meses.
“Retirámos complexidade ao modo de funcionamento dos ‘cash & carry’, conseguimos uma gestão integrada do negócio e o atendimento aos clientes tornou-se mais rápido e eficiente, esperando-se um aumento do volume de vendas em cada local”, dá conta Filipa Garcia, Administradora da Garcias.
A Inovflow participou em todas as fases do projeto, prestando apoio em desde consultoria e desenho da solução até à implementação, passando pela formação dos diversos intervenientes, acompanhamento do arranque dom sistema em todos os locais, análise dos resultados e suporte.
A tecnológica tem ajudado a Garcias no processo de transformação digital, tendo já acompanhado a integração do software Eye Peak, também da bracarense Primavera, com o qual a distribuidora já conseguiu reduzir em 67% o tempo de preparação de cargas em armazém.
Além desse, a empresa de bebidas, que detém também portefólio alimentar, implementou a ferramenta de analítica Business Analytics (também da Primavera) para otimizar a tomada de decisões e dotou as equipas de vendas com a solução “Mobile Sales”, da mesma empresa de software, para que se possam fechar negócios em qualquer altura e lugar.
“Os próximos passos têm por base uma reorganização no cardex da Garcias, com vista à maior automatização do processo logístico sustentado por oito localizações e a criação de soluções para expandir os canais de vendas: web, portais e outros”, dá conta a Inovflow em nota de imprensa.