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Praça central do Dolce Vita Tejo vai transformar-se em “parque temático”

Ser um destino de lazer e entretenimento, onde se faz compras, é o desígnio do projeto em curso para revitalizar o Dolce Vita Tejo. O novo posicionamento assenta na oferta de emoções e novas experiências de compra e culmina em 2019 com a mudança do nome do centro comercial

Rita Gonçalves
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Praça central do Dolce Vita Tejo vai transformar-se em “parque temático”

Ser um destino de lazer e entretenimento, onde se faz compras, é o desígnio do projeto em curso para revitalizar o Dolce Vita Tejo. O novo posicionamento assenta na oferta de emoções e novas experiências de compra e culmina em 2019 com a mudança do nome do centro comercial

Rita Gonçalves
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Dolce Vita

Ser um destino de lazer e entretenimento, onde se faz compras, é o desígnio do projeto em curso para revitalizar o Dolce Vita Tejo. O novo posicionamento assenta na oferta de emoções e novas experiências de compra e culmina em 2019 com a mudança do nome do centro comercial

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Com uma dimensão praticamente equivalente à da Praça dos Restauradores, em Lisboa, a praça central do Dolce Vita Tejo vai transformar-se no coração deste centro comercial com oito anos, localizado no concelho da Amadora. Está em curso o projeto de reposicionamento do conjunto comercial para o conceito de “Shopping Resort”, um investimento global de 70 milhões de euros, estruturado em duas fases principais e que deverá estar concluído em 2019. O largo coberto será intervencionado na última fase do projeto, a qual subtrai a maior fatia do investimento.

A praça central faz a ligação dos dois edifícios que constituem o shopping e vai transformar-se numa “espécie de parque temático”, revelou em entrevista ao HIPERSUPER Roberto Xavier, diretor do Dolce Vita Tejo (na imagem). A ideia é oferecer em permanência uma agenda repleta de atividades desportivas, culturais, lúdicas e de lazer e ócio. Além da vocação para o entretenimento, o largo receberá conceitos que tradicionalmente não têm lugar em centros comerciais, designados de “anti-mall”. São novos formatos de retalho, “disruptivos”, e marcas com conceitos diferenciadores, “como os que existem por exemplo no LX Factory” para atrair os consumidores que “fogem dos centros comerciais e procuram outras experiências”. Estes conceitos “anti-centro comercial” cativam “um nicho de pessoas que tem cada vez mais peso e voz ativa no consumo”, explica o líder dos destinos deste shopping há cerca de dois anos e meio.
É também na praça central que está instalado o ecrã gigante com 130 metros quadrados, “o maior em permanente funcionamento na Europa”. Quando o projeto estiver concluído, o ecrã será “uma importante ferramenta de comunicação e entretenimento. Servirá para comunicar as marcas presentes no shopping e as suas promoções, funcionado como um convite para entrar nas lojas, e para transmitir conteúdos para massas”, como jogos de futebol, por exemplo.

restauracao_DolceVita

Novas áreas convidam ao descanso

O investimento de 70 milhões de euros foi anunciado em 2015, quando o Dolce Vita Tejo passou para as mãos do fundo britânico Eurofund Investments. O Eurofund inaugurou em 2012 o Puerto Venecia, em Zaragoça, Espanha, para capitalizar o conceito de “Shopping Resort” e, um ano depois, estabeleceu uma “joint venture” com o investidor britânico Intu, para desenvolver e gerir uma plataforma de “shopping resorts” em Espanha, conforme conta no seu website. Em janeiro de 2015, o Eurofund criou o Eurofund Capital Partners, uma “joint venture” para ampliar e transformar o Dolce Vita Tejo no primeiro “shopping resort” de Portugal. Atualmente, a gestora do conjunto comercial é a Inogi Asset Management que, de acordo com o seu website, gere 300 metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável).

Mas, afinal, o que é um “Shopping Resort”? “É um conceito que permite ter no mesmo local uma oferta para todos os perfis de pessoas, concretamente as famílias, os principais visitantes dos centros comerciais. Alia uma oferta comercial muito competitiva, as marcas mais apetecidas, lojas com um layout moderno e vanguardista e uma forte componente de lazer”, explica Roberto Xavier.

A primeira fase deste projeto começou logo em 2015 com a intervenção nos espaços comuns do shopping. “Queremos que o centro seja a segunda casa dos portugueses”, revela Roberto Xavier, para explicar como são confortáveis, acolhedoras e apelativas as novas áreas de descanso. Uma nova zona de acolhimento pensada ao pormenor, na qual as cadeiras para os visitantes que procuram informações fazem lembrar “tronos”, uma área reservada e servida de wi-fi para quem quer trabalhar e a colocação de elementos verdes, como plantas e árvores, para promover um ambiente mais natural, são algumas das intervenções levadas a cabo entre 2015 e 2016. Assim como a criação de fachadas ‘pop up’ para algumas das maiores insígnias do shopping, que ocupam toda a altura do edifício e “fortalecem a experiência do consumidor com a marca”. Neste conceito designado de “High Street Retail”, patente em algumas capitais europeias, os “consumidores são confrontados com montras de grande dimensão que ocupam todo o pé direito do edifício”. Neste caso, a “experiência de compra começa antes da linha da loja”.

Além disso, por ter corredores amplos que recebem muita luminosidade natural, o espaço acabava por se tornar menos confortável para alguns visitantes. Para reduzir a “sensação” de amplitude do espaço, foram criadas novas zonas de estar e distribuídas peças de decoração, árvores e outros elementos verdes que ocupam os largos corredores, um truque para fazer parecer o espaço mais pequeno, sem descurar a entrada de luz natural.

Dolce Vita1


Cinco áreas de restauração

A segunda fase da transformação teve início este ano e o pontapé de saída é a renovação da área de restauração. O “food court” é o destino de 40% dos visitantes do shopping, o espaço onde os consumidores passam mais tempo e, por isso, estão mais atentos aos pormenores. “A restauração é uma das áreas que nos últimos anos mais sente necessidade de se revitalizar, sobretudo devido à tendência mundial relacionada com a experiência da comida. Além disso, por ter sido inaugurada em 2009, a área de restauração do Dolce Vita Tejo estava “um pouco ultrapassa e não cumpria os ensejos do consumidor atual”, comenta o diretor do centro. A seguir à moda, pelo elevado número de lojas, a restauração é o setor com mais peso na faturação de um shopping, representa “à volta de 20%” do volume de negócios global.

O “food court” ocupa sete mil metros quadrados, tem capacidade para 1300 lugares sentados e acolhe 35 restaurantes. Com a remodelação, além de aumentar para 1400 o número de assentos, o espaço vai ser organizado em cinco áreas distintas que permitem oferecer alternativas aos consumidores de acordo com o seu estado de espírito e as suas necessidades. “Apesar de não estarem identificadas com um nome, cada uma das áreas tem um racional por trás para oferecer cinco experiências: Business (área mais formal para reuniões de trabalho ou negócios); Família (espaço que integra parque infantil, mesas comunitárias e cadeiras para bebé, entre outros); Jovem (área dotada de jogos e sofás, com uma decoração mais arrojada); Casual (zona mais descontraída para uma refeição rápida com mesas e cadeiras altas) e, por último, o Terraço (zona exterior, que promove o convívio social, com vista privilegiada para a praça central). Este projeto para revitalizar o “food court”, desenhado pelo gabinete de arquitetura espanhol Banús Arquitectura, especialista em novos conceitos “trendy” de restauração, deverá estar concluído em seis meses. Para já, estão implementadas as áreas Business e Casual. “O projeto está a decorrer por fases para garantir o normal funcionamento do centro e o conforto de quem nos visita”.

Roberto_Dolce Vita

Para promover uma estadia confortável na zona de restauração, a empresa está ainda a “baixar” o teto para “eliminar o efeito de ambiente aberto sem reduzir a luminosidade natural”, a apostar em mobiliário de madeira que confere um ambiente “mais natural e confortável” e tirar partido dos pavimentos para criar ambientes distintos. As próximas fases passam por criar as restantes áreas e intervencionar o terraço da área de alimentação.

A segunda fase do investimento termina com a implementação do conceito de entretenimento na praça central, na melhoria das áreas de acesso aos parques de estacionamento, a remodelação das casas de banho e a construção de uma nova entrada que vai melhorar o circuito de visita.

Quando, em 2019, a intervenção estiver concluída, o shopping que ainda conserva o estatuto de centro com a maior área bruta de construção do País (300 mil metros quadrados), adotará um nove nome, confidencia Roberto Xavier, sem revelar qual. Também a área de restauração vai ser batizada com uma nova denominação, sob a umbrela da marca principal ainda por definir.

No ano passado, o shopping recebeu 15 milhões de visitantes. Dois anos após a conclusão do projeto, estima receber 30 milhões de visitante. Quanto às vendas, apesar de não revelar números, Roberto Xavier prevê fechar 2017 com um crescimento de 6%.

*Artigo originalmente publicado na edição impressa de novembro do jornal Hipersuper

 

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Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada

As distinções estão relacionadas com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora (HappyIndexAtWork) e pelo compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas (WeImpactIndex). 

Hipersuper

A Mondelēz Portugal acaba de receber duas certificações da empresa parceira ChooseMyComapny: a HappyIndexAtWork – relacionada com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora – e a WeImpactIndex – no âmbito do compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas.

A empresa obteve uma classificação “de 90% na recomendação como excelente local para trabalhar”, uma distinção impulsionada “pelos valores de bem-estar, crescimento e responsabilidade social”, destaca num comunicado.

“Na Mondelēz, acreditamos que o sucesso começa com o bem-estar e desenvolvimento dos nossos colaboradores. Estas certificações refletem o nosso compromisso em criar um ambiente de trabalho positivo e inspirador, onde cada pessoa pode crescer e sentir-se valorizada. Em 2025, pretendemos estar ainda mais focados na experiência dos colaboradores, garantindo que a Mondelēz continua a ser um local onde o talento e o propósito andam de mãos dadas”, assegura Agustin Corrales Salas, People Lead Iberia.

As certificações atribuídas à Mondelēz refletem também a visão da empresa no sentido de assegurar um futuro estimulante para os seus colaboradores. “Este reconhecimento é um ponto fulcral na nossa jornada para moldar o futuro da Mondelēz, alinhada com a nossa visão de criar uma cultura de crescimento. Acreditamos que um ambiente de trabalho positivo, onde as pessoas se sentem valorizadas e motivadas, é essencial para o sucesso da nossa empresa. Continuaremos a investir nos nossos colaboradores, promovendo um local de trabalho que impulsiona o talento, a inovação e o bem-estar”, destaca Sandra Leal Vera-Cruz, Diretora Geral da Mondelēz Portugal.

Um exemplo é o programa de voluntariado MDLZ Changemakers, uma iniciativa que a Mondelēz assume com responsabilidade há mais de 10 anos. Em 2024, a Mondelez contou com 82 colaboradores que dedicaram 225 horas a ações de voluntariado corporativo.

Sobre o autorHipersuper

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Alimentar

Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’

O mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portugal’.

Museu do Pão e ACIP (Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares), organizam o concurso que decorre a 10 de maio, no Museu do Pão, em Seia. “O Pão é um elemento fundamental da dieta alimentar em todo o mundo desde há 12.000 anos e é um tema transversal a qualquer cultura gastronómica. De norte a sul, Portugal não é exceção e tem uma rica diversidade de pães nacionais e regionais com uma já longa história”, apresentam os organizadores.

Assim, o mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portuga’. O evento será apresentado oficialmente a 25 de abril no restaurante Fetich Cool Kitchen, na Covilhã, pela mão do Chef Hélio Loureiro.

Aos jurados do concurso, todos profissionais da área da panificação e restauração, cabe a missão de eleger o melhor dos melhores nas categorias de trigo, broa, centeio, cereais e inovação. Os jurados vão avaliar critérios tão diversos quanto o sabor, uniformidade, cor e brilho, textura, aroma, mastigação e o aspeto geral do Pão.

A 10 de maio, no Museu do Pão em Seia, na Serra da Estrela, cada Pão a concurso será avaliado numa prova cega por um painel de jurados que, numa primeira fase escolhe cinco pães que passam à fase final, na qual os cinco selecionados serão avaliados por um outro painel de jurados para finalmente chegar ao grande vencedor, um por categoria, que será anunciado nesse mesmo dia, ao fim da tarde.
As inscrições no concurso decorrem até 2 de maio e devem ser formalizadas através deste link.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica

A iServices acaba de inaugurar a sua nova sede regional no Porto, um espaço corporativo com 156 m² que reforça a presença da marca no norte do país e que será o novo centro de formação contínua para os seus colaboradores.

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Neste espaço ganha vida a Academia iServices, uma estrutura dedicada à especialização técnica em reparação e recondicionamento de equipamentos eletrónicos.

Com um design contemporâneo, funcional e acolhedor, a nova sede traduz a identidade da marca num ambiente pensado ao detalhe para promover a ergonomia, o bem-estar e a eficiência no local de trabalho. O layout integra zonas distintas como salas de reuniões, áreas de trabalho amplas, lounge e copa – criando um espaço versátil, adaptado às necessidades atuais e futuras da equipa.

Bruno Borges, Diretor-Geral da iServices, afirma que “com mais de 15 anos de experiência no setor da reparação de tecnologia, a iServices acumulou um know-how técnico único no mercado. A criação da nossa Academia é o reflexo deste percurso: um espaço dedicado à partilha de conhecimento, à formação especializada e à elevação dos nossos padrões de qualidade. Queremos que cada colaborador que passe por aqui se torne não só mais qualificado, mas também mais confiante e preparado para enfrentar os desafios tecnológicos do presente e do futuro.”

Também em expansão internacional, a iServices inaugurou recentemente uma nova sede regional em Bruxelas, criada à imagem da sede de Lisboa. Neste novo espaço, em regime de open space, é promovida a colaboração, a proximidade entre equipas e uma comunicação mais fluida — pilares da cultura organizacional da marca. Com copa, sala de reuniões e zona de convívio, esta sede alia modernidade e funcionalidade, com uma decoração leve e contemporânea.

Com estas duas novas sedes regionais — no Porto e em Bruxelas — a iServices continua a consolidar o seu posicionamento como líder na reparação e recondicionamento de equipamentos eletrónicos. Referir que o headquarters em Lisboa será mantido.

Fundada em 2011, a iServices é líder de mercado na reparação de smartphones, tablets, computadores e na venda de recondicionados com 3 anos de garantia. A marca distingue-se pelo foco no cliente, pela inovação dos seus serviços e por uma visão clara de economia circular, prolongando a vida útil dos equipamentos e contribuindo para um consumo tecnológico mais responsável e sustentável. Atualmente, conta com mais de 100 lojas em Portugal, Espanha, França e Bélgica.

 

 

Sobre a iServices:

A iServices nasceu em 2011, conta atualmente com mais de 450 colaboradores e está presente com mais de 100 lojas em Portugal Continental, Açores, Madeira, Espanha, Ilhas Canárias, França e Bélgica.

A iServices contabiliza mais de trinta mil reparações por mês em equipamentos multimarca (Apple, Samsung, Huawei, Xiaomi, entre outras) sendo ainda o representante oficial, em Portugal, da marca de drones líder do mercado global, a DJI. Antes de qualquer reparação, a iServices realiza sempre um diagnóstico gratuito e sem compromisso. Este serviço de reparação é complementado por uma vasta oferta de acessórios e gadgets de marca própria – a iS. A iServices trabalha com técnicos especializados presentes em todas as lojas e efetua as suas reparações em cerca de 20 minutos. Recebeu em 2019 a distinção como ‘empresa gazela’, em 2025 é considerada “Marca Recomendada”, “Prémio 5 Estrelas” e “Escolha do Consumidor” pelo terceiro ano consecutivo. A marca renova ainda, em 2025, o selo Escolha Sustentável e o prémio “A Melhor Loja”.

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Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda

“Os ativos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respetivas regiões”, destacam os intervenientes no negócio.

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O Fundo Shoppings Iberia, gerido pela Point Capital Partners, adquiriu os centros comerciais La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda, anteriormente detidos por um fundo gerido pela ECS. A operação foi aprovada pela Autoridade da Concorrência, que considerou que a transação não é suscetível de criar entraves à concorrência efetiva no mercado.

“Os ativos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respetivas regiões, tendo sido adquiridos pela ECS em 2014 no âmbito de um processo de restruturação financeira das sociedades que anteriormente os detinham”, informa o Fundo Shoppings Iberia.

O La Vie Caldas da Rainha está situado no centro da cidade e é composto por um edifício contíguo de quatro pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, dedicados a um parque de estacionamento. O centro comercial dispõe de 61 lojas, incluindo um cinema de 5 salas, e 3 quiosques, com uma área bruta locável total de 14.670 m².
O La Vie Guarda, igualmente localizado no centro da cidade, é constituído por um edifício contíguo que se estende por cinco pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, destinados a um parque de estacionamento. Este centro comercial conta com 76 lojas, incluindo um cinema de 4 salas, totalizando uma área bruta locável de 13.886 m².

Neste negócio, a ECS foi assessorada pela CBRE (mediação), PLMJ (legal), Newcycle (técnica) e EY (fiscal) e o comprador contou com o apoio da VdA (legal), Engexpor (técnica) e EY (financeira e fiscal).

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Science4you tem nova identidade visual

No ano em que celebra 17 anos, a marca portuguesa de brinquedos educativos apresenta uma imagem “mais simples, moderna e divertida”.

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A grande estrela deste rebranding é o logótipo, que surge com um design mais simples, moderno e com um sorriso. “A icónica molécula da Science4you ganhou expressão e reflete ainda melhor a missão da marca de tornar a aprendizagem divertida”, apresenta a empresa portuguesa, que está a celebrar 17 anos.

“A Science4you nasceu de um projeto universitário, com um investimento inicial de apenas 1.250 euros. Na altura, o logótipo foi desenhado por mim, sem grandes recursos, mas com muita paixão pelo que estávamos a construir. Hoje, sentimos que era o momento certo para dar um novo rosto à marca, mantendo a mesma essência que nos trouxe até aqui”, recorda Miguel Pina Martins, antigo CEO e atual chairman da Science4you.

Hoje, a marca já não se foca exclusivamente na ciência – embora esta continue a ser a sua base – e produz brinquedos de várias áreas do conhecimento e diferentes tipos de entretenimento, acompanhando as novas tendências e interesses dos consumidores. Com a introdução de novas categorias de produtos e a recente aposta no segmento kidult , a empresa sentiu que era o momento certo para atualizar a sua imagem e alinhá-la com o seu novo posicionamento.

“Este rebranding é mais do que uma mudança estética, é um reflexo da nossa evolução e da nossa visão para o futuro. Queremos continuar a inovar, diversificar a nossa oferta e chegar a ainda mais pessoas, mantendo sempre o nosso compromisso com a educação e a diversão”, refere, por sua vez, Filipe Ramos.

A nova identidade visual da Science4you já pode ser vista em todas as plataformas da marca, incluindo o site e redes sociais. A marca já lançou o primeiro brinquedo com esta nova imagem, a Fábrica de velas – versão encantada.

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Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade

A Via Verde está a alargar a oferta de serviços de mobilidade às scooters elétricas através de uma parceria com a Cooltra, uma empresa de aluguer de curta duração, que opera em Lisboa desde 2017.

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No total, a Cooltra tem uma frota de 400 scooters, todas elétricas, a circular na cidade de Lisboa e que “podem ser alugadas por todos os clientes da Via Verde, bastando para isso aderir ao plano Via Verde Cidade”, refere a empresa.
Para utilizar o novo serviço, os clientes da Via Verde passam a ter na nova App, a localização das scooters disponíveis no mapa ‘Perto de mim’ ou no serviço ‘Scooters elétricas’.

“Este é mais um passo importante na evolução da Via Verde para uma plataforma de serviços de mobilidade com foco na sustentabilidade. A jornada diária dos nossos clientes é cada vez mais multimodal e combina meios partilhados e é, neste sentido, que estamos a desenvolver a nossa oferta, para que os nossos clientes não percam tempo e possam usar o meio de transporte mais rápido e eficaz”, destaca Eduardo Ramos, CEO da Via Verde.

Para Luis Figueiredo, diretor da Cooltra em Portugal, “a integração das nossas scooters elétricas na Via Verde representa um passo importante para facilitar o acesso à mobilidade sustentável em Lisboa”. “Esta associação reforça o compromisso de ambas as empresas em destacar a necessidade de uma mudança para um modelo mais sustentável, oferecendo uma solução de transporte multimodal mais eficiente e amiga do ambiente”, acrescenta.

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Retalho

Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos

O Grupo Valouro integra 35 empresas, emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores e e exporta para mais de 45 países.

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O Grupo Valouro,  um dos maiores grupos avícolas da Europa, comemora em 2025 os 150 anos de atividade. O grupo assinalou a efeméride reunindo cerca de 2000 colaboradores, demais parceiros e representantes institucionais, no CNEMA, em Santarém, num evento de celebração, sob o mote ‘Somos Todos Grupo Valouro’.

José António e António José dos Santos, acionistas e os rostos do Grupo, evocaram os princípios da empresa fundada em 1875. “Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir o Grupo Valouro; e renovamos o nosso compromisso com a visão e valores dos nossos fundadores”, sublinharam. “Celebrar 150 anos de atividade é um privilégio reservado a muito poucas empresas. Os valores que estão na nossa génese e nos trouxeram até aqui – trabalho árduo, inovação, integridade e ligação à comunidade – continuarão a ser a nossa inspiração”, acrescentaram.

O Grupo Valouro integra 35 empresas – numa operação verticalmente integrada, que abrange agricultura, rações, incubação, multiplicação e engorda de aves, abate, transformação, distribuição, logística, produção de energia, seguros e turismo. Emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores, fornece mais de 4.000 clientes, vende anualmente 650 mil toneladas de produtos e exporta para mais de 45 países.

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AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal organiza, a 30 de abril, no âmbito da 41ª Ovibeja, um seminário sobre o JER – Jovem Empresário Rural.

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O evento, que começa às 9 horas, conta, na sessão de abertura com as participações de José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja, Henrique Silvestre Ferreira, Presidente da AJAP e Rui Garrido, Presidente da ACOS.

Segue-se um enquadramento à figura do JER, com Vânia Rosa, Diretora Executiva da EY&AMA, que apresentará o estudo elaborado pela EY&AMA – Augusto Mateus e Associados sobre o Jovem Empresário Rural.

De seguida acontecerá uma mesa-redonda intitulada ‘Renovação do Mundo Rural em Portugal – Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural’, que conta com as seguintes intervenções: Isilda Gomes, Eurodeputada pelo PS, Gonçalo Valente, deputado à Assembleia da República pelo PSD, Nelson Domingos Brito, deputado à Assembleia da República pelo PS, António Mestre Bota, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Nuno Palma Ferro, vereador da Câmara Municipal de Beja, Miguel Freitas, professor da Universidade do Algarve, moderado por Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP.

A terminar o seminário, Maria Castello Branco fará um comentário sobre a ‘Visão do Desenvolvimento Rural’.

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Bebidas

Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras

Com a nova plataforma digital já operacional, a Sumol+Compal passa a contar com uma ferramenta que permite reforçar a transparência, agilidade e eficiência nas negociações com fornecedores, melhorando simultaneamente os fluxos internos e a capacidade de resposta às exigências do mercado.

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A Sumol+Compal concluiu com sucesso a implementação da solução SAP Ariba Sourcing, um passo estratégico na modernização dos seus processos de compras e na consolidação de uma cadeia de abastecimento mais eficiente e colaborativa. O projeto foi conduzido pela Stratesys, multinacional especializada em tecnologias SAP e OpenText.

Esta iniciativa insere-se na estratégia da Sumol+Compal de apostar na inovação como motor de crescimento sustentável e competitivo, refletindo o seu compromisso com a transformação digital dos processos operacionais.

A implementação contou com o envolvimento direto das equipas da Stratesys, da SAP e da própria Sumol+Compal, que trabalharam em estreita colaboração para assegurar uma transição eficaz. “Este projeto é um excelente exemplo de como a tecnologia pode ser um motor de transformação real e impacto concreto no negócio. A confiança da Sumol+Compal na Stratesys para liderar este processo é um motivo de grande orgulho para nós, e o sucesso alcançado reflete o compromisso e a colaboração de todas as equipas envolvidas”, afirma Tiago Lopes Duarte, diretor e partner da Stratesys em Portugal.

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Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções

A Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva composta por quatro livros que abordam as emoções raiva, ansiedade, alegria e tristeza.

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A pensar nos momentos de pausa partilhados com os mais novos, a Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva, que promete transformar os finais de tarde, a hora de ir dormir, os fins de semana ou qualquer tempo livre numa verdadeira viagem ao mundo das emoções.
Composta por quatro livros que abordam as emoções que todas as crianças  (e até os adultos) conhecem bem: raiva, ansiedade, alegria e tristeza.
A coleção ‘Eu sinto, tu sentes, todos sentimos…’, disponível nas lojas Auchan e na loja online, é apresentada como mais do uma coleção de contos: cada volume inclui uma secção com conselhos práticos validados de uma psicóloga clínica, que acaba por ser um apoio extra para os pais que querem acompanhar e ajudar os filhos a gerir as emoções.
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