Portugal inaugura laboratório de realidade virtual mais avançado da Península
Vai inaugurar em Portugal o laboratório de realidade virtual mais avançado da Península Ibérica. Chama-se “Massive Virtual Reality Laboratory” e abre portas na próxima segunda-feira, 18 de setembro. Localizado na […]
Rita Gonçalves
2024 foi o melhor ano de sempre em vendas nas lojas dos centros comerciais
Programa do Grupo Jerónimo Martins destacado pelo Fórum Económico Mundial
Manuel Magalhães é o novo Head of Development & Living da Cushman & Wakefield
Academia de Talentos Adecco tem 40 vagas disponíveis
Adrian Orbea é o novo presidente da Henkel Ibérica
Arquiteturas híbridas e IA generativa marcam setor da segurança em 2025
Miguel Salema Garção é o Chief of New Business da Verlingue Portugal
Dona Pureza recebe Prémio Cinco Estrelas 2025
Olitrem reforça investimento em inovação com dois novos laboratórios próprios
Cegid com nova aquisição reforça presença em Espanha com aquisição da Microdata
Vai inaugurar em Portugal o laboratório de realidade virtual mais avançado da Península Ibérica. Chama-se “Massive Virtual Reality Laboratory” e abre portas na próxima segunda-feira, 18 de setembro.
Localizado na Escola de Ciência e Tecnologia no campus da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), em Vila Real, o novo laboratório do INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência) representa um investimento de 700 mil euros.
Ao contrário dos restantes laboratórios de realidade virtual existentes na Península, que privilegiam o sentido da visão e da audição, o Massive distingue-se por estudar a estimulação dos cinco sentidos em aplicações de realidade virtual, não só no que diz respeito à investigação mas também a um nível aplicacional, explica um comunicado do INESC.
“O fator diferenciador está na produção de soluções de realidade virtual multissensorial que permitem criar ambientes mais credíveis e eficazes em áreas como a educação, o treino e a certificação, a indústria, o turismo ou a saúde”.
O laboratório está equipado com as “mais recentes” tecnologias na área da realidade virtual, que se encontram organizadas em quatro salas: experimental, experimental multissensorial, controlo e questionários.