Discount: o formato mais penalizado em 2013
O canal ‘hard discount’ registou a quota mais baixa de sempre em 2013, revela Sónia Antunes, directora-geral da Kantar

Rita Gonçalves
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O canal ‘hard discount’ registou a quota mais baixa de sempre em 2013, revela Sónia Antunes, directora-geral da Kantar.
“As razões do comportamento do canal ‘hard discount’ prendem-se com vários factores, mas o vector fundamental do consumidor português, neste contexto, são os frescos [carne, peixe, fruta e legumes] e este canal ainda é relativamente fraco ou pouco desenvolvido nessa valência”.
Por outro lado, a sua clientela “core” [classes mais baixas] “foi a que mais reduziu as compras de bens de grande consumo, em 2013, do qual resultou uma queda de 10% no volume comprado neste canal”. O ‘hard discount’ tem “mais 21% de clientes das classes baixas do que a média nacional”.
No entanto, os operadores deste formato, como o Lidl e Aldi, começam a dar mostras de uma mudança de estratégia, sobretudo na oferta de preços. “É uma tendência internacional”, remata a consultora.