‘Crash’ de preços regressa ao El Corte Inglés
A nova campanha tem como objectivo estimular as vendas no período que medeia o Natal e os Saldos

Rita Gonçalves
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
O El Corte Inglés lança entre 26 e 27 de Dezembro a campanha “Black Friday”.
À semelhança dos anos anteriores, os armazéns espanhóis seleccionaram, em todos os departamentos, milhares de produtos variados, que serão “destapados”, isto é, colocados à venda às 10h, 12h, 15h, 18h e 20h.
Com o objectivo de estimular as vendas no período que medeia o Natal e os Saldos, normalmente caracterizado por alguma “apatia”, o El Corte Inglés criou esta campanha que representa “o mais abrupto ‘crash’ de preços do mercado nacional”.
O “Black Friday” é conhecido como o dia mais louco de compras nos Estados Unidos da América. “Black Tuesday” e “Black Monday” são os nomes conferidos a dois dos mais famosos dias da história da economia do Século XX. 29 de Outubro de 1929 e 19 de Outubro de 1987 ficaram conhecidos como “dias negros”, pois os mercados de valores registaram quebras profundas e consequentes descidas bruscas. Os preços dos bens transaccionados caíram brutalmente e o termo “black” (negro) passou a ser adoptado como o momento em que os preços caem. Nos E.U.A, o conceito “black” foi adoptado pelo comércio nos anos 60. Actualmente, é um dia oficial de compras, que tem lugar entre 23 e 29 de Novembro, logo após o Dia de Acção de Graças, justamente nos dias que antecedem o Natal.
Na tradição norte-americana, “Thanksgiving” (Dia de Acção de Graças ou Dia de Graças), é um feriado oficial que tem lugar na terceira quinta-feira de Novembro, altura em que as famílias se reúnem em redor de uma tradição que remonta ao século XVII.
“Black Friday” (sexta-feira negra) passou a ser conhecida como a sexta-feira que tem lugar imediatamente após o “Thanksgiving”, neste dia os preços caem brutalmente, potenciando as compras e o mercado.