27% dos lares sente dificuldade em comprar bens essenciais
Os lares mais impactados pela crise são constituídos por casais com filhos, que pertencem à classe média baixa e baixa e têm idades entre os 35 e 49 anos

Rita Gonçalves
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Um total de 27% dos lares portugueses sente dificuldades na compra dos bens essenciais de grande consumo, conclui um estudo da Kantar Worldpanel.
“Este valor é superior aos 18% de pobres” sinalizados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) em 2011, lê-se nas conclusões do estudo que revela como os consumidores estão a ajustar o consumo à actual conjuntura.
Estes são os lares mais impactados pela crise são constituídos por casais com filhos, que pertencem à classe média baixa e baixa e têm idades entre os 35 e 49 anos.
Uma outra classe de consumidores – os urbanos (pertencem às grandes metrópoles, à classe média e alta e são activos) que representam 57% dos lares nacionais, também estão a ajustar o consumo. “O novo padrão está focado nos produtos alimentares, frescos e take away” para reforçar as refeições em casa. “Estes consumidores urbanos estão a reduzir a compra de refrigerantes e iogurtes e todos os produtos que consideram não essenciais”.
Esta preocupação com a poupança transversal a todos os lares estende-se a todos os elementos da família. 89% dos lares envolve toda a família no controlo dos custos, revela o estudo.
Está a desenhar-se “um novo padrão de consumo, mais reflectido e racionalizado, que pode ser considerado o ‘novo normal’ a vigorar nos próximos anos”.