Sistema que mede impacto da publicidade criado em Braga
O sistema consiste na colocação, junto ao anúncio, de uma câmara com software inteligente, que detecta a face humana e identifica o género, a faixa etária, o tempo de atenção e o estado de espírito da pessoa

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Um grupo de alunos e ex-alunos da Universidade do Minho (UMinho) criou um sistema que capta as reacções do público à publicidade, apostando agora na sua comercialização em quase duas dezenas de países, divulgou aquela academia à Lusa.
O sistema “pode vir a revolucionar” a medição e eficácia das campanhas a nível mundial, inclusive antes de serem lançadas.
O sistema consiste na colocação, junto ao anúncio, de uma câmara com software inteligente, que detecta a face humana e identifica o género, a faixa etária, o tempo de atenção e o estado de espírito da pessoa (grau de felicidade, tristeza, surpresa ou irritação).
“As reacções dos cidadãos são enviadas em tempo real para o anunciante, que, através de um simples tablet ou computador, pode cruzá-las para gerar relatórios”, explica à Lusa Daniel Sousa, um dos responsáveis pelo projecto.
Acrescenta que a privacidade dos consumidores está assegurada, uma vez que os vídeos e imagens não são guardados no sistema, só as estatísticas.
O projecto chama-se Retail Analytics e foi desenvolvido na jovem empresa Q-Better, de Braga, com a colaboração dos departamentos de Economia e Electrónica Industrial da UMinho.
Resulta de três anos de investigação e surgiu para substituir a medição tradicional, “obsoleta, falível e cara”, nas áreas de retalho e outlet.
O projecto permite ainda programar publicidade para públicos específicos, sendo os conteúdos lançados automaticamente consoante as pessoas que olhem para o ecrã.
“É incomparável ter este sistema informático rigoroso e em tempo real ou ter alguém um dia inteiro a apontar num bloco quantas pessoas entram na loja e a que grupo etário e demográfico é que pertencem”, sublinha Daniel Sousa.
A empresa ambiciona “ter um dos melhores softwares mundiais, ou mesmo o melhor, nos quiosques multimédia”, integrando as mais diversas soluções numa só.
Por isso, as parcerias com a UMinho e a aposta na investigação, que vale 20% do orçamento, “são para continuar”.
A Q-Better pretende comercializar o sistema Retail Analytics nos 17 países onde actua, entre os quais Reino Unido, Singapura, Alemanha, Estados Unidos, Marrocos e Ucrânia. Entre os clientes, saltam à vista Pfizer, Continental, universidades de Oxford e Cambridge, Banco de Sangue da Irlanda ou aeroporto de Manchester.