Factura do supermercado sobe 7,4% no 1º semestre
A optimização é a palavra de ordem das famílias portuguesas que não estão a conseguir com os actuais rendimentos fazer face ao aumento dos preços dos produtos alimentares afectados pela subida do IVA

Rita Gonçalves
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Os portugueses estão a deslocar-se menos vezes às lojas para fazer compras mas adquirem mais artigos cada vez que vão ao supermercado.
A optimização é a palavra de ordem dos lares portuguesas que não estão a conseguir com os actuais rendimentos fazer face ao aumento dos preços dos produtos alimentares afectados pela subida do IVA. Ou seja, os portugueses estão a consumir menos mas a gastar mais.
A conclusão está patente na análise semestral do Painel de Lares da Kantar Wordpanel relativo aos primeiros seis meses do ano, que dá conta que os lares compraram menos 0,7% em volume mas mais 7,4% em valor face ao período homólogo do ano passado.
O ajustamento do consumo pelos lares portugueses é feito à custa dos produtos que considera supérfluos ou não essenciais. Os produtos básicos são, por isso, os que mais beneficiam com a optimização do consumo.