Quota do Pingo Doce aumenta 32% em Maio
A quota de mercado do Pingo Doce cresceu em Maio 5,8 pontos percentuais, ou seja, 32%, face ao mês anterior, conclui um estudo da Kantar Worldpanel

Rita Gonçalves
Óscar Barranco: “A edição deste ano destaca-se pela forte presença de expositores com soluções inovadoras em sustentabilidade e automação”
Havaianas estreia conceito de loja em Portugal
Recheio reabre loja em Évora
Pingo Doce e Fnac estabelecem parceria com campanha promocional exclusiva
MO reabre loja em Vila Real com novo design
Delícia de Pera Rocha: a nova aposta da Panidor com sabor português
Pescanova apresenta Filetes de Perca Gigante com Pele
Too Good To Go e APED promovem 1.ª jornada para a redução do desperdício alimentar
Pinhais e Nuri celebram a tradição com novas edições limitadas de “Caldeirada”
Javier López é o novo CEO da Decathlon
A quota de mercado do Pingo Doce cresceu em Maio 5,8 pontos percentuais, ou seja, 32%, face ao mês anterior, conclui um estudo da Kantar Worldpanel.
O estudo especial sobre a mega promoção do Pingo Doce no 1º Maio concluiu que a acção foi aproveitada por mais de 183 mil lares. Ou seja, 5,3% dos lares de Portugal Continental. “Estima-se que mais de 275 mil pessoas acorreram às lojas Pingo Doce neste dia”.
A análise ao perfil destes clientes, indica que são, sobretudo da Grande Lisboa, casais com filhos e com 4 ou mais pessoas no agregado familiar.
Dos lares compradores, cerca de 53% realizou compras noutra loja neste mesmo dia, sendo o Continente a loja mais visitada.
“Analisando todo o mês de Maio, e não apenas o dia 1, vemos um crescimento do Pingo Doce relativamente ao mês anterior, na generalidade dos indicadores. Analisando a quadrisemana P4 versus P5 [Maio versus Abril], concluímos um crescimento da quota de mercado, relativa ao valor consumido pelos Lares de Portugal Continental, de 5,8 pontos percentuais, ou seja um crescimento em quota superior a 32%”.
O crescimento não se deve “praticamente à conquista de novos clientes mas muito mais por maior fidelização do gasto dos clientes Pingo Doce. No total do período analisado, o gasto médio cresce quase 38%”.
Em consequência, praticamente todos os concorrentes descem em quota. A menos afectado é a insígnia “Continente”. Os Mosqueteiros e o Canal Tradicional estão entre os mais afectados.
O estudo apenas afere o impacto junto dos compradores particulares, ou seja os lares, não contabilizando outros possíveis clientes, como a restauração, por exemplo.