Quota do Pingo Doce aumenta 32% em Maio
A quota de mercado do Pingo Doce cresceu em Maio 5,8 pontos percentuais, ou seja, 32%, face ao mês anterior, conclui um estudo da Kantar Worldpanel

Rita Gonçalves
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
A quota de mercado do Pingo Doce cresceu em Maio 5,8 pontos percentuais, ou seja, 32%, face ao mês anterior, conclui um estudo da Kantar Worldpanel.
O estudo especial sobre a mega promoção do Pingo Doce no 1º Maio concluiu que a acção foi aproveitada por mais de 183 mil lares. Ou seja, 5,3% dos lares de Portugal Continental. “Estima-se que mais de 275 mil pessoas acorreram às lojas Pingo Doce neste dia”.
A análise ao perfil destes clientes, indica que são, sobretudo da Grande Lisboa, casais com filhos e com 4 ou mais pessoas no agregado familiar.
Dos lares compradores, cerca de 53% realizou compras noutra loja neste mesmo dia, sendo o Continente a loja mais visitada.
“Analisando todo o mês de Maio, e não apenas o dia 1, vemos um crescimento do Pingo Doce relativamente ao mês anterior, na generalidade dos indicadores. Analisando a quadrisemana P4 versus P5 [Maio versus Abril], concluímos um crescimento da quota de mercado, relativa ao valor consumido pelos Lares de Portugal Continental, de 5,8 pontos percentuais, ou seja um crescimento em quota superior a 32%”.
O crescimento não se deve “praticamente à conquista de novos clientes mas muito mais por maior fidelização do gasto dos clientes Pingo Doce. No total do período analisado, o gasto médio cresce quase 38%”.
Em consequência, praticamente todos os concorrentes descem em quota. A menos afectado é a insígnia “Continente”. Os Mosqueteiros e o Canal Tradicional estão entre os mais afectados.
O estudo apenas afere o impacto junto dos compradores particulares, ou seja os lares, não contabilizando outros possíveis clientes, como a restauração, por exemplo.