Consumidor cada vez mais online
Apesar de ser um canal ainda com pouca relevância nas compras de FMCG, representando apenas 0,6% do valor gasto em produtos de grande consumo, a tendência é para que este número aumente. Por isso, é importante estar online e nas redes sociais.

Victor Jorge
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
O consumidor português está cada vez mais ligado e presente na Internet, revela um recente estudo da Kantar Worldpanel. Apesar de, no ano de 2011, as compras online representarem apenas 0,6% do valor gasto em produtos de grande consumo, a tendência é para aumentar e em 2015 este gasto deverá atingir os 2,6%. De acordo com o estudo “Life Styles” da consultora, 10,3% dos lares portugueses acederam a sites de compras online em 2011 e quase sete em cada 100 lares fez pelo menos uma compra de produtos de grande consumo online.
As redes sociais têm adquirido cada vez mais importância, já que um em cada dois portugueses tem um perfil no Facebook. Do total dos utilizadores da Internet 16,2% usam a Internet para acederem às redes sociais, 17,1% declaram ter mais de 200 amigos no Facebook e 28,6% declaram ser fã de alguma página nesta rede social.
A utilização do Facebook permite fazer uma segmentação dos lares em quatro grupos, em função do tempo que despendem com a Internet: os “No Show”, que não estão presentes e representam 19,3% dos lares portugueses, os “Present”, frequentam pouco o Facebook, e cada utilização tem em média 30 minutos, representando 5,1% dos lares, os “Sociais”, acedem todos os dias entre 30 minutos e uma hora e são o grupo maior, representando 51% dos lares e por fim os “Superfan”, que acedem todos os dias ao Facebook e estão ligados durante mais de duas horas por dia, representando 24,1% dos lares.
Como conclusão, a análise da Kantar refere que o online ainda não é suficientemente independente nem como loja física nem como meio de comunicação, constituindo o grupo dos superfans os precursores do online, continuando, no entanto, a desenvolver mais as compras no offline.
Certo é que os lares mais conectados a Internet e às redes sociais valem o dobro na compra de FMCG online do que a média nacional.