Venda de bens de consumo vai estagnar até 2015
Entre 2012 e 2015, a evolução média das vendas de bens de consumo vai ficar próxima dos 0% em volume e crescer apenas 0,3% em valor
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Rita Gonçalves
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A venda de bens de consumo rápido (FMCG – Fast-moving consumer goods) vai estagnar até 2015.
A previsão da Kantar World Panel, feita com base na análise de um painel com 4 mil lares, foi dada a conhecer no IV Congresso da Moderna Distribuição, que teve lugar entre 17 e 18 de Janeiro, no Museu do Oriente.
Entre 2012 e 2015, a evolução média das vendas de bens de consumo vai ficar próxima dos 0% em volume e crescer apenas 0,3% em valor, revelou Luís Simões, Managing Director da Iberia Kantar Wordpanel, no congresso que reuniu cerca de 400 profissionais em Lisboa.
A evolução da categoria de alimentação será de 0%, a dos frescos 0,1%, a de limpeza no lar de 0,3% e, por último, a de higiene e beleza vai registar um crescimento médio anual de 0,5% até 2015.
As cestas vão aumentar em frequência de compra mas encolher em número de artigos. Actualmente, a média é de 12 unidades por cesta e um gasto médio de 23,00 euros.
Quanto às marcas da distribuição (sem contabilizar os frescos), essas, beneficiam com a actual conjuntura. Vão passar de uma quota em valor de 36,7% (2011) para 41,2%. “Em média, as marcas do distribuidor vão crescer 1% ao ano até 2015”, remata Luís Simões.