AEP promove vinhos e produtos alimentares portugueses em Moscovo
Vinte e nove empresas nacionais participam dia 1 e 2 de Junho numa acção de promoção de vinhos e produtos alimentares portugueses que a AEP promove em Moscovo, na Rússia.

Victor Jorge
Essência de Ventozelo Branco 2019 chega ao mercado
Água de Luso é a marca líder em “Água lisa” no RepScore e vence “Marca de Confiança 2025” nas Águas de Mesa
Quatro vinhos da Adega Cooperativa Regional de Monção entre os melhores do mundo
Campanha Um Sonho de Natal da Auchan e Make-A-Wish atinge marca histórica
Esporão reconhecido como uma das 50 marcas de vinho mais admiradas do mundo
Danone e Fundação Portuguesa de Cardiologia renovam compromisso pela saúde cardiovascular
Head Value adquire 51% da M2Bewear e aposta na internacionalização da Sanjo
Nespresso apresenta duas novidades de cafés para a Primavera
Saúde, personalização e valor marcam cesto de compras do consumidor europeu
Montiqueijo assinala a Páscoa com edição especial
Vinte e nove empresas nacionais e o chefe de cozinha José Avillez participam hoje e quarta-feira, 1 e 2 de Junho, numa acção de promoção de vinhos e produtos alimentares portugueses que a Associação Empresarial de Portugal (AEP) promove em Moscovo, na Rússia. Impactar a moderna distribuição russa e divulgar a cultura vínica e gastronómica portuguesa num mercado receptivo a produtos de qualidade são os principais objectivos da iniciativa, que conta com o apoio da associação interprofissional ViniPortugal.
Denominado Portugal Market Week, o evento foi organizado para ser uma montra representativa do melhor da gastronomia e dos vinhos portugueses. Realiza-se num hotel tradicional de luxo no centro da capital russa, junto à Praça Vermelha e ao Kremlin, e do respectivo programa contam encontros de negócios, sessões de degustação, workshops e apresentações a enólogos e outros agentes profissionais, contactos com jornalistas e líderes de opinião e duas “master classes”: uma, sobre gastronomia e produtos alimentares tradicionais portugueses, orientada pelo “chef” José Avillez, e outra, versando os vinhos e as regiões vinícolas portugueses, da responsabilidade do especialista Vasco Avillez.
Para apresentar e dar a provar os seus produtos, participam nesta acção da AEP de apoio à internacionalização 16 empresas de bebidas e 13 produtores da área alimentar, a maior parte dos quais do segmento “gourmet” (enchidos, charcutaria, azeite, queijos e chocolate, entre outros).
“Os nossos vinhos e produtos alimentares com um posicionamento premium tem um potencial enorme no mercado russo”, justifica Paulo Nunes de Almeida, vice-presidente da AEP e líder da comitiva portuguesa que nos dois primeiros dias de Junho tentará “fechar negócios e conquistar mais espaço para a oferta portuguesa de qualidade” em Moscovo.
Para tanto, Paulo Nunes de Almeida sublinha que a AEP “fez um investimento considerável nesta acção pioneira” na Rússia, propondo-se “captar as atenções e apurar os sentidos do ‘trade’ e dos consumidores locais, divulgando e dando a experimentar os nossos vinhos e a nossa gastronomia”.
Durante os dois dias do evento, realizar-se-ão encontros bilaterais entre os representantes das empresas participantes e importadores, chefes de compras, directores de cadeias de supermercados e responsáveis de lojas “gourmet” russos. Paralelamente, haverá degustação de produtos para jornalistas, “opinion makers”, enólogos, homens de negócios e outros protagonistas da vida empresarial e da sociedade de Moscovo.
Para tanto, na organização da primeira edição moscovita da Portugal Market Week, a AEP contou com o apoio do enólogo Leonid Gelibterman, presidente da representação russa da The International Wine & Food Society”, membro do júri do International Wine and Spirits/International Spirits Challenge.