Lucros Danone sobem 11% em 2009
Apesar das vendas terem descido, a Danone registou um aumento de 3,6% nos lucros de 2009, atingindo os 1,361 mil milhões de euros.
Victor Jorge
Starbucks abre nova loja em Braga
Auchan lança 2.ª Edição do Prémio de Inovação Alimentar
ID Logistics aposta em soluções de IA que otimizam as operações
Ricardo Valente nomeado novo diretor-geral da Savills Porto
Pingo Doce cria serviço de encomendas online de peixe selvagem e marisco
2024 foi o melhor ano de sempre em vendas nas lojas dos centros comerciais
Programa do Grupo Jerónimo Martins destacado pelo Fórum Económico Mundial
Manuel Magalhães é o novo Head of Development & Living da Cushman & Wakefield
Academia de Talentos Adecco tem 40 vagas disponíveis
Adrian Orbea é o novo presidente da Henkel Ibérica
A Danone registou, no ano 2009, lucros líquidos de 1,361 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 3,6% face ao exercício de 2008, refere a empresa em comunicado emitido ontem (Quinta-feira).
As receitas do grupo gaulês baixaram, por sua vez, 1,6% em comparação com o ano de 2008, passando de 15,2 para 14,9 mil milhões de euros no final do exercício terminado a 31 de Dezembro passado.
No comunicado, Franck Riboud, CEO do grupo Danone, refere que “2009 marca o final de diversos ajustamentos que foram necessários implementar nos anteriores 18 a 24 meses, de modo a fortalecer o nosso modelo e adaptá-lo à nova realidade: isto inclui a alteração na nossa operação asiática, o fortalecimento da na estrutura financeira, melhoramento da categoria Águas e o foco nas marcas globais no baby e medicina. É óbvio que também se inclui aqui os planos dos lácteos, que – além de dos resultados fortes imediatos – comparticiparam para o melhoramento da competitividade das nossas marcas. Estes ajustamentos foram implementados com uma velocidade e eficiência ímpar pelas nossas equipas”.
No acumulado do ano e por área de negócios, os lácteos cresceram 1,6% numa base like-for-like, atingindo os 8,5 mil milhões de euros, enquanto as outras áreas, registaram aumentos de 1% (águas), 7,9% (nutrição infantil) e 11,4% (nutrição médica).
Já por regiões – igualmente numa base like-for-like – a Danone registou uma quebra de 0,3% na Europa face ao ano 208, atingindo 8,9 mil milhões de euros de receitas, subindo 11% na Ásia (1,8 mil milhões de euros e 8% no Resto do Mundo (4,1 mil milhões de euros).
Assumindo que irá continuar a “enfrentar desafios financeiros, económicos e sociais em 2010, com tendências difíceis ao nível do consumo nas economias ocidentais, fracas moedas e inflação das matérias primas”, o responsável máximo pelo grupo francês refere, no comunicado, que, “neste contexto, iremos manter-nos focados no desenvolvimento das nossas categorias, bem como no fortalecimento e posição competitiva das nossas marcas. O crescimento do nosso cash-flow continuará a ser uma das nossas prioridades e utilizará ganhos de produtividade, assim como uma gestão selectiva e competitiva dos preços”.
Desta forma, a Danone traça como objectivo para 2010, um aumento das vendas like-for-like de, pelo menos, 5% e um aumento de cash-flow das operações de, no mínimo, 10%.