Grupo Os Mosqueteiros descontinua Ecomarché e investe 20 milhões em 2010
O Ecomarché dá lugar ao supermercado Intermarché de proximidade. E a Stationmarché muda de designação. Para Roady, “mais fácil de reter”.
Rita Gonçalves
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O Grupo Os Mosqueteiros tem um nova estratégia.
A insígnia Ecomarché foi suspendida e passa a designar-se Intermarché, que opera a partir de agora com dois conceitos: Intermarché Super, supermercados com mais de dois mil metros quadrados, e Intermarché Contact, lojas com menos de dois mil metros quadrados que apostam no posicionamento de proximidade.
“A decisão de terminar com a insígnia Ecomarché abrange todos os países da Europa e foi tomada com o objectivo de imprimir coerência, quer comercial quer em termos de comunicação”, explicou Anne Sainte Marie, responsável pela gestão da insígnia Intermarché e administradora da direcção comercial do grupo, na conferência de imprensa que deu a conhecer a nova estratégia.
A previsão de investimento em 2010 é de 20 milhões de euros para a abertura de 11 novas lojas e remodelação/alargamento das já existentes. O grupo estima inaugurar cinco unidades Intermarché, 13 postos de combustível, entre 2/3 unidades Bricomarché e outros tantos pontos de venda da insígnia Roady (nova designação da Statiomarché).
A nova designação – Roady – “é fácil de reter e é exportável”, explicou ao Hipersuper Nuno Abreu, que gere a insígnia em Portugal. O nome foi adoptado em França em 2004.
Outro dos objectivos em 2010 é reunir toda a área administrativa do grupo na base de Alcanena.
A nova estratégia do grupo, constituído por empresários independentes, proprietários de lojas que também fazem parte da gestão, é acompanhada de uma nova imagem institucional e para cada insígnia. Mantêm-se as cores preto e vermelho, mas os logótipos estão mais modernos, estilizados e apelativos.
O grupo já detém 313 lojas em Portugal e cinco bases logísticas. Em 2008, alcançou um volume de negócios de 1,9 mil milhões de euros.