Fiambre chumba no teste da Deco
Água e sal em demasia, além da presença de açúcar em algumas amostras, são as principais falhas detectadas pela Deco no fiambre à venda em Portugal, quer embalado quer a […]

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Água e sal em demasia, além da presença de açúcar em algumas amostras, são as principais falhas detectadas pela Deco no fiambre à venda em Portugal, quer embalado quer a granel.
Metade das amostras do produto de charcutaria mais vendido em Portugal ficaram ainda mal no retrato no que diz respeito à higiene e conservação, sobretudo no fiambre embalado.
Todas as amostras continham água a mais. “O excesso de água permite retirar melhor rendimento e evitar matérias-primas mais caras”, denuncia a associação. “O fiambre com elevada humidade também é mais difícil de conservar e tem, por isso, prazo de validade mais curto”.
Neste sentido, a Deco sugere a reavaliação dos parâmetros legais, já que o excesso de água resulta da ausência de legislação.
A adição de açúcar, por sua vez, ajuda a intensificar a cor rosada do fiambre e a reter a água. A sua utilidade é, por isso, questionável. Apenas as amostras pré-embaladas do Dia e El Corte Inglés não continham açúcares na composição.
A grande maioria dos produtos chumbou quando foram analisados os teores de sal. “Basta ingerir duas fatias finas de fiambre para atingir cerca de 15% do valor máximo diário recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
Quanto aos conservantes, utilizados para fornecer a cor rosada ao fiambre, a Deco concluiu que os fabricantes não utilizam doses elevadas destes aditivos. No entanto, o fiambre a granel apresenta doses mais elevadas.
A conservação é mais um ponto negativo. “Um número considerável de amostras continha muitas bactérias, algumas reveladoras de más práticas de higiene. Bolores ou leveduras foram detectados na maioria dos produtos”.
A Associação de Defesa dos Consumidores testou 14 marcas de fiambre pré-embalado e seis amostras a granel vendidas em hipermercados. A Primor Levíssimos alcançou o título de melhor do teste, pela relação qualidade/preço. Auchan e Continente Finíssimos conquistaram o estatuto de escolha acertada.