El Corte Inglés com marca low cost
O El Corte Inglés entra na guerra de preços com o lançamento da marca “low cost” Aliada.

Victor Jorge
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
Costa Boal Family Estates apresenta os primeiros vinhos 100% produzidos no Alentejo
Vieira lança novas embalagens sustentáveis e desafia consumidores com campanha Do It Yourself
CBRE lidera mercado de escritórios flexíveis em 2024
Vinha Maria renova imagem e apresenta novidades
Danone reforça compromisso com nutrição infantil com Actimel sem açúcares adicionados e sem adoçantes
Nuno Ferreira reforça equipa de retalho da Cushman & Wakefield
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG debate os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Aliada é a nova marca “low cost” do El Corte Inglés. Segundo notícias na imprensa espanhola, a nova marca do grupo promete ser a mais competitiva no preço, podendo ser 25% mais baratas que os produtos de marca própria.
Com este nova marca, o grupo liderado por Isidoro Álvarez pretende fazer frente à Mercadona, cadeia que tem vindo a ser a mais beneficiada com a actual crise económica, devido à força da marca própria “Hacendado”.
Este anuncio tem como objectivo reactivar o negócio de distribuição baseado no alimentar. O Hipercor, a segundo insígnia em vendas do grupo, reduziu o volume de negócios em 2,4%, bem como os lucros líquidos (-3,8%), em 2007. Os supermercados Supercor também entraram em perda, embora as vendas tenham registado um aumento de 7,2%.
De acordo com os analistas espanhóis, este lançamento vem no momento propício, já que a crise provocou uma alteração nos hábitos de compra dos consumidores, para quem o preço se converteu no elemento determinante na decisão de compra.
Segundo os números avançados pela TNS, as vendas dos estabelecimentos de discount registaram um crescimento. A insígnia Dia, depois da aquisição dos supermercados Plus, detém uma quota de mercado de 12%, enquanto a quota do Lidl totaliza 4,1% no mercado.
Um dos pilares de êxito destes três grupos (Mercadona, Dia e Lidl) reside, precisamente, na força da marca própria. Nos primeiros seis meses de 2008, a marca própria alcançou um número recorde em Espanha, com uma quota próxima dos 32%, enquanto um ano antes, este valor se fixava nos 28,6%.
“Aliada converte-se num sinónimo de poupança para o consumidor” asseguraram fontes do El Corte Inglés, destacando ainda tratar-se de uma ampliação de opções de compra nos seus lineares. Para conseguir maior volume de negócios, maiores sinergias e acelerar a penetração na mente do consumidor, a nova marca será comercializada em toda a rede de lojas do grupo, ou seja, Supercor e Hipercor, podendo chegar, num futuro próximo, às lojas de conveniência Opencor.